Entrevistando o Autor: Marlon Souza.

sábado, 25 de fevereiro de 2017
Foto: Souza, Marlon (Arquivo Pessoal). |  Prévia: Capa de "O Despertar da Fênix".

  Mais um #1 aqui no blog, Exemplares! Dessa vez, inaugurando o "Entrevistando o Autor", com Marlon Souza, autor de "O Despertar da Fênix" que sairá ainda esse ano pela Editora Xeque-Matte.

Ele é do Rio de Janeiro, tem 24 anos,capricorniano, cursa Jornalismo, já publicou em quatro antologias, um romance, "Às vezes mesmo se tudo der errado, pode ser bom!" (2015) e, agora,  seu primeiro livro de fantasia já está quase chegando! Marlon falou um pouco de sua vida pessoal, sobre As Crônicas de Elf Regnum: O Despertar da Fênix, experiências passadas e muito mais! 

Confira a nossa entrevista com o autor. As nossas perguntas estarão sempre em negrito.


Para começar, fale um pouco de você. Quem é Marlon Souza?

Marlon Souza é um cara cheio de sonhos. Ama ler, escrever, ouvir todo tipo de música. (Desde clássica a funk) adora conversar com os amigos. Falar sobre livros. E viver...


Sabemos que você é grande fã de J. K. Rowling, está em todas as suas redes sociais. Conte um pouco sobre essa sua relação com Harry Potter e sua autodescoberta como leitor.

Imagina crescer em uma família não leitora. Nem mesmo amigos ou colegas de escola liam absolutamente nada. Cresci sem saber que ler podia ser legal e divertido. Até que aos 11 anos assisti A Pedra Filosofal e me apaixonei na mesma hora. Algum tempo depois descobri que existiam livros daqueles filmes. E consegui o primeiro. Quando eu li foi paixão a primeira vista. Logo estava lendo vorazmente. Um tempo depois comecei a escrever fanfics de Harry Potter. Acho que essa é a principal qualidade da saga. Ela te inspira!



Incrível! Quem não ama HP, não é mesmo? Agora, conta mais pra gente desse seu processo de escrita. Do início dele. Quando você se viu como autor? Quando sentiu vontade de sair das fanfics e criar sua própria fantasia, seus próprios personagens?

Isso demorou alguns anos. Eu escrevo desde os quinze, mas só com vinte é que comecei a me ver como um escritor de verdade. Em querer ser lido por várias pessoas. Acho que foi um processo natural sair das fanfics e começar a escrever histórias minhas. O início do meu processo de escrita, acho que foi como todos começam. Sem planejamento. Sem pressões, apenas sentar e escrever. Quando se tem inspiração para isso. Hoje em dia eu sou mais centrado e organizado. Planejo tudo o que escrevo. Tento seguir metas minhas e não só me deixar levar.


E nessa nova fase, com foco em ser um autor de verdade, você já chegou desistir de escrever em algum momento?

Desistir de escrever, nunca. A escrita faz tão parte da minha vida, como ler um bom livro ou assistir a algum filme que eu gosto. Faz bem para mim de uma forma indescritível. Nunca irei parar. Mas de ser publicado, sim! O cenário da literatura nacional ainda é muito restritivo. Mesmo com o evidente crescimento dos últimos anos. O Brasil não pode se considerar um país leitor. Então tudo acaba se tornando mais difícil para um escritor.

Aproveitando para falar sobre outras coisas que você também gosta além da escrita, conta um pouco pra gente o que você faz além de disso. Quem é o Marlon no dia a dia?

A escrita e a leitura me trouxeram coisas maravilhosas. Além da faculdade de Jornalismo, tem o LiteraCaxias e tudo de bom que ele me trouxe. Desde inúmeros amigos muito queridos, além da oportunidade de conhecer outros autores e algumas referências da nossa literatura atual. Organizar esse evento tem sido motivo de muitas alegrias. Meu dia a dia é dividido entre trabalho, escrita, o LiteraCaxias, assistir filmes e séries e estar com quem eu gosto.


Pode falar um pouco mais sobre o que é o LiteraCaxias? 

É um evento que acontece há dois anos em Duque de Caxias. Tive o prazer de ir na primeira edição como leitor e me apaixonei. Tanto que hoje sou um dos organizadores. No evento rola bate-papos, sorteios, jogos literários. Os autores convidados expõem seus livros e conversam com os leitores. São momentos únicos vividos ali. Neste ano estamos com várias novidades. A primeira foi a parceria com o Sesc, que contou com a participação de EduardoSpohr e Renata Ventura conversando sobre literatura fantástica no início desse mês. Estamos trabalhando para levar o evento para outras cidades e mídias.

Primeira foto - Da esquerda para direita: Renata Ventura (autora), Natalia Higino (organizadora - LiteraCaxias), Eduardo Spohr (autor),  Marlon Souza (autor e organizador - LiteraCaxias), Ana Simonaci (Representante - Sesc Caxias), Thiago Barbosa (organizador - LiteraCaxias),





Agora, antes de falarmos de seu próximo lançamento, vamos falar sobre as suas publicações feitas até hoje. O que você já publicou?

Meu primeiro livro solo, Às vezes até se tudo der errado, pode ser bom!, foi lançado em 2015 pela editora Autografia. No futuro penso em reescrevê-lo para uma nova edição. Também publiquei contos em algumas antologias, pelas editoras Rouxinol, Darda e Porto de Lenha.

Capa: Antologias da Rouxinol Editora, 2016. Respectivamente, Marlon Souza publicou os contos "Minha Amada Morta" e "A Gruta Azul".

Agora, conta pra gente sobre seu novo livro, O Despertar da Fênix. A capa saiu semana passada, não é mesmo? Já tem sinopse? Conta tudo!

Sim! O Despertar da Fênix é o primeiro volume da série de fantasia As Crônicas de Elf Regnum. E esse primeiro livro contará a história de quatro personagens que em determinado momento se entrelaçam; além do despertar da Fênix. A Editora Xeque-Matte tem feito um trabalho magnífico com o livro e vocês podem esperar um projeto gráfico lindo. E uma história de tirar o fôlego claro. Com um ritmo bastante acelerado, veremos os personagens precisando lidar com situações tensas e a reação de cada um mediante aos dilemas impostos a eles.

Capa Oficial.

Estamos ansiosos, principalmente depois dessa capa revelada, está maravilhosa! 
Falando mais sobre o livro, revela pro público qual seu personagem preferido? E o que você menos gosta também! E qual você acha que sera o queridinho do público? E o mais odiado?

Com certeza meu personagem favorito é o Natan, que de certa forma é o protagonista da saga, apesar de outros personagens ter a mesma importância e destaque na história. O queridinho do público será a Sassas, sem a menor dúvida. Ela é uma personagem forte, alegre. E muito poderosa. E adoro seu jeito. Só não falarei quem será o mais odiado porque isso faria eu dar um spoiler enorme. (Risos)

Quanto mistério! Tem mais alguma coisa que queira dizer sobre o livro? Alguma curiosidade? Fale sobre o processo de escrita desse primeiro volume da saga.

O processo de escrita foi bem extenso. Foram 4 versões escritas ao longo de dois anos. Uma mais diferente que as outras. No decorrer do próximo mês, irei liberar algumas curiosidades a respeito do livro e de toda Elf Regnum (quando essa publicação chegar a 200 curtidas). Espero que todos possam acompanhar minha página e conhecer todo o processo, desde a escrita até a edição.

Trazendo de volta o que você disse lá em cima, sobre as dificuldades de ser um escritor aqui no Brasil, diga o que te motiva continuar escrevendo. Se quiser, deixe um conselho para os novos escritores, os adolescentes principalmente, que estão lendo essa matéria. O que é necessário para chegar ao sucesso?

Precisa ter foco, principalmente. Ainda estou criando meu espaço no mercado nacional. E cada dia que passa é uma vitória. Acredite em você e que um dia chegará lá. Mas, também seja extremamente crítico com tudo o que escreve. E ouça a todos os conselhos que lhe derem. Para escrever um bom livro não basta sentar e escrever. Tem que estudar, se organizar. Ler e escrever bastante. A prática leva a perfeição. E uma dica que acho fundamental é: não se apresse. Vamos com calma. Os autores best-sellers que conhecemos passaram por muita coisa antes de conseguirem publicar o primeiro livro. Então não desista de seus sonhos e continue escrevendo!


Antes do fim, será que você poderia falar algo sobre sua editora, a Xeque-Matte? Ela é nova no mercado, certo?


Sim, e já está fazendo um trabalho maravilhoso! Meu livro (O Despertar da Fênix) foi aceito em seis editoras no total. E a proposta que a Xeque-Matte me enviou foi a melhor. E não me arrependo nem um pouco. Os profissionais que trabalham com ela são excelentes, e vocês já podem ver um pouco do trabalho deles na capa do meu livro, por exemplo, e em breve teremos muito mais novidades. Só posso dizer que estou muito feliz pela minha escolha!

Maravilha! É muito saber quando um escritor acha uma Editora que valoriza o autor nacional. Espero que possa surgir mais e mais editoras como a sua!
Porém, infelizmente, estamos chegando ao fim dessa nossa entrevista incrível (aaaaaaah).
Vamos para as considerações finais. Tem planos para o futuro? O que podemos esperar do Marlon Souza nos próximos anos?

Espero poder lançar os outros livros da série. E que ela dê muito certo. Tenho um carinho em especial por ela, e tenho esperança de que todos gostem do meu trabalho. Além disso, espero que o LiteraCaxias cresça a cada dia. Estamos trabalhando bastante para isso. E acredito que os próximos anos serão ótimos... 


E aí, Exemplares, gostaram da nossa #1 Entrevista com o autor? Não se esqueçam que na semana que  tem mais, com o Pablo Madeira!

Fique ligado, não deixe de seguir as novidades de "O Despertar da Fênix" e siga o autor Marlon Souza e  a Editora Xeque-Matte nas redes sociais! 

Para o Facebook do autor, clique: Marlon Souza.
Para curtir a página da Editora, aqui: Xeque-Matte.

Até a próxima! :)



8 comentários

  1. Muito Obrigado Garoto Exemplar por terem me escolhido como o primeiro autor a ser entrevistado. Adorei a entrevista. Cada pergunta... Muito obrigado pelo espaço daqui a pouco vem as "Primeiras Impressões" do Despertar da Fênix. <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  2. Sucessos Marlon. Tem tudo para crescer mais e mais 👏

    ResponderExcluir
  3. Show!!! Entrevista genial. Esse livro já está na minha lista, com certeza, a. O Marlon é muito talentos.

    Parabéns ao site e ao autor. Ficou um capricho.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Excelente entrevista! Incrivel a maturidade do autor sendo tao jovem! Parabens, Marlon!

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.